sábado, 14 de julho de 2012


                                            CONVERSA SONHADA

                             Conversando com o transeunte triste e ancião,
                          em pequenas frases pausadas me falou de forma
                          descomplicada, que do sentimento mais puro e
                          simples é que surge a complexidade. Disse-me que
                          neste mesmo lugar, no passado, as veredas eram
                          empoeiradas no puro chão. As matas verdejantes
                          eram abundantes, de fauna que era exuberante e
                          hoje está em extinção. Pequenas lavouras eram ricas
                          por simplesmente servirem de alimento para toda a
                          população. As notícias chegavam tardiamente, mas
                          não havia nenhum problema, era um povo de consolação.
                          As noites eram mais longas, não existia entretenimento
                          televisivo num mundo de imaginação. Os moradores daqui
                          eram singelos, de tanto simples eram belos, de pura alma e
                          valor. Os rios com suas águas cristalinas formavam maravilhosas
                          piscinas com a semelhança dos prismas multicor. Em período
                          qualquer, aqui chegaram exploradores, vindos de uma terra
                          distante e transformaram em inoperante o que era simplicidade
                          e amor. Grandes derrotas sofreram as árvores esplendorosas,
                          uma a uma deitadas , deixaram clareiras de dor. A cidade
                          desenvolvida que se vê, não é mais como o vilarejo, hoje  em
                          muralhas se faz, protegendo-nos do nosso ser semelhante. O
                          homem antigo buscava abrigo daquilo que lhe era selvagem,
                          jamais imaginaria que algum dia o ser semelhante é que seria
                          a selvageria. O ancião falou além disso muito mais, não recordo
                          exatamente de tudo, lembro-me que o escutei atento, estarrecido
                          e mudo. No final, vendo-me desconsolado, sentou-se ao meu lado
                          e afetuoso me abraçou. E a dor espremida em meu peito sumiu.
                          Exato momento em que me vejo acordado, estupefato, lembrando
                          do que eu havia sonhado. O sábio ancião nativo continua aqui ao meu
                          lado, materializado por conta da imaginação. E desta conversa
                          sonhada, carregarei o ensinamento de que o homem não é nada ao
                          renunciar a manutenção da natureza equilibrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário